O VALOR DA PERSISTÊNCIA

613
0
Compartilhe:

Neste podcast, Oscar Motomura comenta sobre o valor da persistência na conquista de um objetivo.

Uma das coisas mais importantes da persistência é de as barreiras nos aperfeiçoarem. Então, cada barreira deve ser vista como algo que nos desafia em nossas próprias qualificações, nossa própria criatividade. Se partimos do princípio que enfrentar essas barreiras e esses desafios nos fazem crescer, é impressionante também como encaramos essas dificuldades de outra forma. Muitas vezes nós queremos as coisas fáceis.

Eu estava vendo um filme com um maestro agora há pouco e ele disse que o caminho da menor resistência pode não ser o caminho das coisas excepcionais. Em algumas coisas, ela funciona (como a natureza funciona); mas em outros casos, para a realização de coisas excepcionais ou para a resolução de problemas (como os que nós estamos enfrentando hoje) eu tenho que ser extremamente persistente e, às vezes, o caminho mais difícil é aquele que nós vamos ter que necessariamente trilhar para chegarmos ao final do processo.

Em alguns casos, para diferenciar persistência de teimosia, podemos colocar alguns princípios. Tente pelo menos sete vezes, há um negociador profissional que fala sobre isso: só desista depois do sétimo não. Mas isso é metafórico, é simbólico e não deve ser levado ao pé da letra. É só algo que diz: até certo ponto, persistência; a partir de certo ponto, é como se tivéssemos que buscar outro caminho completamente diferente e abandonar isso.

Ai é preciso ter sabedoria porque algumas coisas extraordinárias foram conseguidas por uma enorme persistência, que pode levar a centenas de tentativas. A persistência é a quantidade de vezes que tentamos e se o tempo que investimos está proporcional àquilo que conquistaremos. Algumas coisas que são muito grandes exigirão de nós enorme persistência e muitas e muitas tentativas até chegar lá.

Compartilhe: