INOVAÇÕES RADICAIS

em gestão, estratégia e liderança

GRAU DE EVOLUÇÃO DOS

LÍDERES DA ORGANIZAÇÃO?

a.

Presidente com cabeça de CEO ESTADISTA

Foco na evolução da organização e do todo maior

 

No Grau A estão os CEOs que têm visão sistêmica, veem as organizações que dirigem dentro de um contexto macro e sabem que há grande interdependência entre a evolução da organização e do todo maior. Têm elevado nível de abstração e navegam bem nas dimensões técnicas, políticas, culturais, estratégicas, operacionais e especialmente nas humanas e de relações. Têm atitude construtiva, buscam cooperação e têm elevado senso ético (buscam o bem comum em tudo). Conseguem excelente equilíbrio entre evolução de curto, médio e longo prazos.

B.

Presidente com cabeça de CEO ORGANIZACIONAL

Foco exclusivo nos resultados da organização

 

No Grau B está o CEO que busca o melhor para a organização que dirige. É multidisciplinar (entende de finanças, gente, vendas etc.) e coloca o conjunto de suas competências para otimizar os resultados da sua organização no curto, médio e longo prazos. Tende a ser altamente competitivo e coloca os resultados da organização acima de tudo, inclusive da evolução do país como um todo (que enxerga apenas como “cenário macroeconômico”). Leva em conta os aspectos humanos da gestão, mas com bastante pragmatismo (investimentos em gente têm que impactar os resultados rapidamente).

C.

Presidente com cabeça de CEO ESPECIALISTA

Foco maior nas áreas de sua especialidade

 

No Grau C está o CEO que busca o melhor para a sua organização por meio de uma visão moldada por sua especialidade (finanças, comercial, RH etc.). Por sua tendência a deixar outras especialidades de lado (até por não ter muita familiaridade, não estar preparado) acaba fazendo uma gestão menos equilibrada, menos “redonda”. É o caso do CEO com cabeça financeira que para maximizar os resultados (especialmente no curto prazo) acaba cortando custos e investimentos em áreas de maturação e retorno mais longos (como novos produtos, desenvolvimento de pessoal, comunicação, evolução cultural etc.).

D.

Presidente com cabeça de GESTOR MÉDIO

Foco nas prioridades e diretrizes que vêm de “superiores"

 

No Grau D está o CEO que não tem toda a autonomia que o cargo exige. Está sujeito a limitações impostas por conselhos, órgãos reguladores, a “matriz” no exterior etc. Por não ter o conjunto de competências necessárias e/ou falta de “peso” para fazer valer seu próprio senso de julgamento, acaba se sujeitando frequentemente a decisões que vêm de níveis “superiores”, mas que nem sempre otimizam os resultados. Como muitos gestores de média administração, este tipo de CEO tende a se tornar bastante conservador, evitando riscos que possam colocar seu cargo em cheque.

E.

Presidente com cabeça TÉCNICO-OPERACIONAL

Foco em detalhes do dia a dia; tendência a “microgestão”

 

No Grau E está o CEO que é muito competente em operar, menos competente em gerir e muito menos em liderar com visão 360 graus. Tende a fazer com que a organização se torne lenta (muito tempo para fazer o dia a dia andar pela excessiva atenção a detalhes). Tem grande dificuldade em assumir riscos e tende a ter ao seu redor pessoas com o mesmo perfil (foco em microgestão). Nas áreas funcionais que domina (RH, comercial, produção, finanças etc.) tende a ficar no conhecido e na dimensão técnica (em vez de focar mais nos aspectos mais estratégicos).

F.

Presidente sem qualificações para o cargo

Foco na busca de resultados para si e/ou para grupos de interesse

 

No Grau F está o CEO nomeado politicamente, que está a serviço dos grupos de poder (coalizões dos acionistas, grupos econômicos, políticos, governantes etc.) e não para gerar os melhores resultados para a organização ou para o país. Frequentemente, é alguém sem o nível apropriado para o cargo. O desvio natural em relação ao propósito mais genuíno da organização tende a levar este tipo de CEO a gerar muitas outras distorções (inclusive para ganhos pessoais).

Sobre a amana-key

A Amana-Key é uma empresa especializada em inovações de ponta nas áreas de gestão, estratégia e liderança. Nossa razão de ser é contribuir para o bem comum.

Durante toda a sua trajetória, sempre esteve muito ativa como “empresa cidadã”, focada por meio de suas atividades na contribuição para a evolução da sociedade como um todo. E tem ajudado comunidades, organizações da sociedade civil nacionais e internacionais e até mesmo indivíduos independentes, fazendo assim a diferença na evolução do todo maior.

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