INOVAÇÕES

RADICAIS

em gestão, estratégia

e liderança

01/ 2017

NEWSLETTER

AMANA-KEY

PUBLICAÇÃO DIRIGIDA A LÍDERES DE ORGANIZAÇÕES DO SETOR EMPRESARIAL E GOVERNAMENTAL

Prioridade máxima no Brasil de hoje:

líderes certos

nos lugares certos

?

Parece óbvio que a saúde da organização (e mesmo da sociedade como um todo) depende da qualidade da liderança nela existente. Mas ao observar a “realidade real” dos setores públicos e privados de nosso país vemos que estamos longe do ideal de ter os líderes certos nos lugares certos... Quais são as causas desse aparente paradoxo e como resolvê-lo de forma radicalmente criativa?

ARQUÉTIPOS DE LIDERANÇA QUE EXISTEM NA DIREÇÃO DE ORGANIZAÇÕES DO SETOR PÚBLICO E PRIVADO

5

Antes de pensar em soluções, é importante refletir sobre quão distantes estamos desse ideal de termos os melhores líderes nos postos mais relevantes de nossas organizações e na sociedade como um todo.

Veja no texto das páginas seguintes um jeito de fazer essa avaliação desenvolvido pela Amana-Key a partir de sua experiência com centenas de organizações que ajudou a reinventar e milhares de líderes que ajudou a atualizar e desenvolver.

Na página 2 focamos os principais líderes (CEOs) e os arquétipos que encontramos nas organizações em geral. Classificamos cada arquétipo de acordo com o seu grau de evolução (de A a F).

Na página 3 fazemos uma classificação semelhante para o cargo de principal líder da área de Recursos Humanos (RH).

São dois exemplos que escolhemos para este artigo. Esse mesmo tipo de avaliação pode ser feito para outros cargos-chave da organização:

• Dirigentes de processos que produzem e entregam os produtos e serviços aos clientes e cidadãos;

• Dirigentes de processos que cuidam das necessidades e demandas dos clientes e cidadãos; e assim por diante.

Na página 4 refletimos sobre como podemos fazer mais líderes evoluírem na direção do Grau A (no qual todos pensam no melhor para a organização e para o todo maior), algo que decididamente parece ser a prioridade máxima no Brasil de hoje...

Carta da diretora

geral

Prezado(a) executivo(a),

 

Neste número de nosso newsletter, Oscar Motomura, fundador e CEO do Grupo Amana-Key, nos ajuda a refletir com profundidade sobre a realidade das organizações de nosso país.

 

É mais do que hora de investir maciçamente na atualização, formação e desenvolvimento de nossos líderes?

 

Espero que esta provocação venha a ajudá-lo a ter insights valiosos para sua própria evolução e de sua organização.

 

Deise Fukamati

(11) 4613-2323

deise.fukamati@amana-key.com.br

 

Sobre a amana-key

A Amana-Key é uma empresa especializada em inovações de ponta nas áreas de gestão, estratégia e liderança. Nossa razão de ser é contribuir para o bem comum.

Durante toda a sua trajetória, sempre esteve muito ativa como “empresa cidadã”, focada por meio de suas atividades na contribuição para a evolução da sociedade como um todo. E tem ajudado comunidades, organizações da sociedade civil nacionais e internacionais e até mesmo indivíduos independentes, fazendo assim a diferença na evolução do todo maior.

saiba mais

CONTATO

Telefone: 0800 770 2328  |  (11) 4613-2323

E-mail: atendimento@amana-key.com.br

WhatsApp: (11) 9 9584-2323

marque uma visita à amana-key

© todos os direitos reservados | grupo amana-key

Política de Privacidade