INOVAÇÕES RADICAIS

em gestão, estratégia e liderança

GRAU DE EVOLUÇÃO DOS

LÍDERES DA ORGANIZAÇÃO?

a.

Diretor de RH com cabeça de CEO ESTADISTA

Foco na evolução por intermédio das pessoas da organização e do país

 

No Grau A estão os diretores de RH que têm formação 360 graus (entendem de negócios, finanças, estratégia etc.) e pensam na evolução da organização por uma perspectiva sistêmica, que integra até a situação macro do país (“Estamos formando as pessoas certas em nossas escolas?”). Além de pensar na evolução da organização e do país por meio da evolução das pessoas, trabalham por alinhamento da cultura, pelo engajamento e pela qualidade das relações entre as pessoas em todas as áreas e em todos os níveis (inclusive na cúpula). São sucessores naturais do CEO-Estadista.

B.

Diretor de RH com cabeça de CEO ORGANIZACIONAL

Foco exclusivo na evolução das pessoas da organização

 

No Grau B estão os diretores de RH que, embora tenham cabeça de alta administração e tenham uma formação 360 grau, ainda não chegaram ao nível de evolução que conecta a evolução da organização à evolução do todo do país. Tendem a ver a organização de forma isolada da sociedade. Têm até participação nas associações de RH mas – em geral – são pouco ativistas na busca de evolução do país como um todo a partir de investimentos conscientes em formação de cidadãos, educação de alta qualidade e resgate da ética e valores elevados no país como um todo.

C.

Diretor de RH com cabeça de dirigente especialista

Foco em gestão mais ampla da organização, mas pela perspectiva de RH

 

No Grau C estão os diretores de RH que são mais especializados em pessoas (e menos 360 graus) mas têm “cabeça de CEO” e se preocupam com a evolução do todo da organização. Conseguem transcender, vão muito além das práticas tradicionais de RH, focam o lado humano da vida organizacional de forma ampla e investem na qualidade dos relacionamentos e da prática de valores nobres em todos os níveis. Mas têm limites nessa atuação pela falta de maior fluência em negócios, finanças, economia, política etc.

D.

Diretor de RH com cabeça de ESPECIALISTA DE ALTO NÍVEL

Foco em aspectos especializados mais específicos de RH

 

No Grau D estão os diretores de RH que, embora tenham um nível de liderança de alta administração, atuam de forma limitada pela sua especialidade. Estão presos no “campo de RH” mais tradicional e por isso têm influência mais estreita/reduzida nos processos mais estratégicos de evolução da organização. Diferenciam-se do Grau C pela falta de “cabeça de CEO”. Por conseguinte ficam até certo ponto “subordinados” ao CEO e ao próprio colegiado de diretoria. Não conseguem liderar nem em questões que seriam de sua própria seara, por falta de uma visão mais macro da dimensão humana da vida organizacional.

E.

Diretor de RH com cabeça de ESPECIALISTA-OPERACIONAL

Foco em aspectos técnico-humanos e mais operacionais de RH

 

No Grau E estão os diretores de RH que não têm o peso de alguém do nível de alta administração. Tendem a fazer microgestão em aspectos mais tradicionais e operacionais de RH. Seu foco está na execução operacional e, por isso, tudo anda mais devagar. Mesmo nas áreas tradicionais de RH não conseguem inovar, se colocar na vanguarda, nem atuar de forma estratégica, por falta de repertório em gestão, estratégia e liderança. Essa limitação deixa a própria área de RH sempre numa posição secundária na estrutura da organização.

F.

Diretor de RH sem qualificações para o cargo

Foco na busca de resultados para si e/ou para grupos de interesse

 

No Grau F está o Diretor de RH nomeado politicamente, que está a serviço dos grupos de poder (coalizões dos acionistas, grupos econômicos, políticos, governantes etc.) e não para gerar os melhores resultados para a organização ou para o país. Frequentemente, são pessoas sem o nível apropriado para o cargo. O desvio natural em relação ao propósito mais genuíno da organização tende a levar este tipo de Diretor de RH a gerar muitas outras distorções (inclusive para ganhos pessoais).

Sobre a amana-key

A Amana-Key é uma empresa especializada em inovações de ponta nas áreas de gestão, estratégia e liderança. Nossa razão de ser é contribuir para o bem comum.

Durante toda a sua trajetória, sempre esteve muito ativa como “empresa cidadã”, focada por meio de suas atividades na contribuição para a evolução da sociedade como um todo. E tem ajudado comunidades, organizações da sociedade civil nacionais e internacionais e até mesmo indivíduos independentes, fazendo assim a diferença na evolução do todo maior.

saiba mais

CONTATO

Telefone: 0800 770 2328  |  (11) 4613-2323

E-mail: atendimento@amana-key.com.br

WhatsApp: (11) 9 9584-2323

marque uma visita à amana-key

© todos os direitos reservados | grupo amana-key

Política de Privacidade