• iniciativas de cidadania •

empresa cidadã

Durante toda a nossa trajetória, sempre estivemos muito ativos como “empresa cidadã”, focada, por meio de nossas atividades de consultoria e atualização de líderes, na contribuição para a evolução da sociedade como um todo.

Parte do tempo de nossos diretores, consultores e colaboradores é dedicada a projetos “pro bono”, de forma contínua e sistemática. Temos ajudado comunidades, organizações da sociedade civil nacionais e internacionais e até mesmo indivíduos independentes, somente para fazer a diferença na evolução do todo maior.

iniciativa movimento carta da terra em ação

Para saber mais sobre
a Carta da Terra, acesse

cartadaterrabrasil.com.br

ou

earthcharterinaction.org

(em inglês).

Há cerca de 15 anos tivemos contato, pela primeira vez, com a Carta da Terra, uma declaração universal dos direitos de todos os seres vivos e do planeta como um todo.

Idealizada durante a Rio-92, a Carta da Terra foi escrita com a participação de todos os povos do planeta e lançada no ano 2000. Desde então, tem servido como referencial universal de ética e busca pelo bem comum (respeito à vida, integridade ecológica, justiça social e econômica, paz e democracia) para governos, empresas, organizações da sociedade civil e indivíduos ao redor de todo o mundo.

Participando ativamente dessa iniciativa, Oscar Motomura se tornou membro do Conselho Internacional da Carta da Terra, em 2006, e Co-Chair desse Conselho em 2013. Ao longo da última década, temos apoiado, de diversas formas, o trabalho da Secretaria Internacional da Carta da Terra (sediada em Costa Rica), além de desenvolver projetos especiais no Brasil e no mundo, visando contribuir para a sustentabilidade do planeta e a criação de um mundo melhor para todos.

Nosso mais recente projeto no Movimento Carta da Terra em Ação é o “Cidadão Global – Carta da Terra”, desenvolvido em parceria com a Secretaria Internacional da Carta da Terra e a AIESEC no Brasil. Nesse programa de intercâmbio internacional, jovens universitários de diferentes países do mundo recebem uma formação online e, depois, são encaminhados para diferentes escolas, onde trabalham na disseminação dos princípios da Carta da Terra para crianças e adolescentes. Idealizado, inicialmente, para acontecer somente em escolas brasileiras, o projeto está se expandindo para outros países e vem contando com a participação de um crescente número de intercambistas e instituições de ensino, para benefício de milhares de crianças e adolescentes.

AçÃO ÉTICA! MOVIMENTO PELO BEM COMUM

Sempre acreditamos que “sem ética, não é possível conseguir a evolução da sociedade, sem ética não é possível otimizar a própria economia...”.

O que temos visto no país e em várias partes do mundo, demonstra que a ganância e o egoísmo (busca de ganhos só para si e em detrimento de outros) pode gerar crises financeiras globais (como a de 2008) e rápido declínio econômico e social de países inteiros.

No dia 15 de agosto de 2015 lançamos um movimento pela ética na sociedade. Esse movimento tem abrangência nacional na sua primeira fase, mas deverá ser ampliado rapidamente a outras regiões do planeta.

“Ação Ética! Movimento pelo bem comum.” Já está no ar e está sendo aperfeiçoado dia a dia, com a participação crescente de mais pessoas de todas as áreas de atividade.

“Ação Ética!” é um movimento que busca incentivar cada pessoa a fazer um profundo exame de consciência sobre suas ações e passar a agir, em seu dia a dia, em prol do bem comum. Acreditamos que, na medida em que cada um comece a ajustar o seu próprio comportamento, isso irá naturalmente impactar as pessoas mais próximas. Esse grupo de pessoas tenderá a crescer biologicamente e, dessa forma, construir um grande mutirão, uma grande rede que deverá fazer com que a sociedade evolua rapidamente na direção de uma cultura ética, na qual todos, solidariamente, atuem no dia a dia na busca do bem comum.

Projeto jovens

O Projeto Jovens é uma “ação-cidadania” do Grupo Amana-Key voltado para jovens de 16 a 20 anos, que precisam escolher a carreira a seguir, ampliar seus referenciais sobre tendências de futuro e se preparar para o que está vindo.

Idealizado e desenvolvido por Oscar Motomura (Diretor Geral da Amana-Key), este projeto começou em 1988 com a participação de um pequeno grupo de filhos de colaboradores, clientes e parceiros da Amana-Key. O número de participantes cresceu ao longo dos anos e, em anos recentes, vem reunindo milhares de jovens em diferentes partes do Brasil, especialmente em São Paulo.

Siga a amana-key

© todos os direitos reservados | grupo amana-key

Política de Privacidade