FAQ

  • 1. O que é o AmanaInsights? Porque essa iniciativa foi criada?

  •   2. Qual a contribuição do AmanaInsights para a organização? Porque uma organização deveria inscrever um grupo de executivos?

  • 3. O AmanaInsights é uma continuidade do APG em pequenas doses? Posso compreender dessa maneira?

    RESPOSTA 1:
    Sim, o AmanaInsights visa assegurar a continuidade da evolução do líderes e, nesse sentido, terá grande número de estímulos (para geração de insights) como acontece no próprio APG. A criação desses diferentes estímulos será direcionada pelas pesquisas que faremos continuamente junto aos participantes. Além de assegurar essa continuidade de insights, os conteúdos do AmanaInsights estarão ajudando na transição deles para a execução propriamente dita. É como se fosse a “parte 2” do APG, criada especialmente para trabalhar os desafios de implementação de tudo que foi visto no APG e para “manter a chama acesa”. O AmanaInsights visa ajudar os participantes a superar esses desafios (de uso efetivo dos insights, da motivação alta e da continuidade da evolução) e conseguir gerar os resultados esperados, ou seja, evolução da organização, evolução como líder e evolução como pessoa.

     

    RESPOSTA: 2

  • 4. Qual a diferença entre o coaching tradicional e o coaching
    da Amana-Key?

    RESPOSTA 1:

    Há duas diferenças grandes. Uma delas é que o coaching tradicional é uma relação de um para um. Do coach para o coachee. No caso do AmanaInsights, é toda a equipe da Amana-Key e seus parceiros, inclusive internacionais, que está a serviço dos coachees. O segundo ponto é a assistência individualizada ao coachee que o coaching tradicional consegue dar. No caso do AmanaInsights contamos com a capacidade do próprio coachee de, a partir de estímulos criativos sobre as questões que tem, conseguir dar seu “toque pessoal”, sob medida, para os seus desafios. As pesquisas contínuas que a Amana-Key estará fazendo junto aos participantes vão assegurar insumos mais sob medida, mas sempre contando com o talento e a capacidade dos próprios participantes (filosofia didática que está muito presente no próprio APG). No coaching tradicional há várias especializações, como life coaching, relationship coaching, performance coaching, executive/business coaching etc. No caso do AmanaInsights o espectro da ajuda será bastante amplo, mas sempre em inovações de ponta em gestão, estratégia/solução de equações impossíveis e liderança/integração/evolução grupal e pessoal (amplitude essa demonstrada no próprio APG, ACS, workshops/retiros estratégicos da Amana-Key).

     

    RESPOSTA 2:

  • 5. Haverá alguma forma de atendimento individualizado?

    RESPOSTA 1:
    Grande parte do que será trabalhado nos conteúdos e nos eventos presenciais do AmanaInsights irá ao encontro das necessidades “individuais” de cada participante. Ou seja, ajudará tanto quanto ou até mais (por ser algo mais sistêmico, que conecta as várias dimensões da evolução humana e organizacional) que uma abordagem mais individualizada ajuda. Além disso, o AmanaInsights ajudará o coachee a se sintonizar com as necessidades de outros participantes e, assim, por reflexo e empatia, conseguir se entender melhor e resolver outras questões que tinha, mas das quais não estava consciente. Aqui também é preciso lembrar que a participação do próprio coachee será (na filosofia que está na base do AmanaInsights) algo fundamental para que sua evolução seja genuína e duradoura. Ou seja, em cada caso, o participante precisa ser bastante proativo, criativo e automotivado/engajado para a resolução de suas próprias equações (sem ficar dependente do coach). O AmanaInsights tem por objetivo ajudar de forma “não diretiva” e não fazer pelo participante o que ele próprio precisa fazer. As “rédeas da vida” estarão sempre com o coachee.

     

    RESPOSTA 2:

  • 6. E nos casos em que as necessidades individuais forem muito específicas e não conseguirem ser cobertas pelo AmanaInsights?

    Em parte desses casos muito específicos, muito particulares, o AmanaInsights poderá ajudar de forma mais individualizada, fornecendo insumos especiais para que o participante consiga resolver as suas questões de forma apropriada. Em casos extremos o AmanaInsights recomendará especialistas específicos (consultores especializados, terapeutas etc.) que possam ajudar o participante. Ainda sobre essas questões mais específicas, é fundamental lembrar a metodologia do APG: elas são trabalhadas nas próprias reuniões grupais, abstraindo caminhos que levarão a soluções particulares, sempre contando com a parte que cabe ao participante.

  • 7. O AmanaInsights visa atender a quase todas as necessidades

    de desenvolvimento do coachee?

    Acreditamos que grande parte das necessidades de desenvolvimento/evolução serão atendidas de forma bastante satisfatória. A dúvida quanto a se a ajuda proporcionada pelo AmanaInsights vai efetivamente resolver a questão do participante nos faz voltar ao princípio de que o AmanaInsights não pode gerar dependência e precisa contar com a iniciativa e engenhosidade dos próprios participantes. A crença de que o AmanaInsights vai ser “remédio para todos os males” pode criar vários níveis de frustração desnecessária.

  • 8. E nos casos em que a necessidade do participante exigir resposta imediata?

    Teremos uma equipe preparada para respostas rápidas para questões urgentes. Mas aqui também é importante ajustar as expectativas. Haverá problemas que não têm soluções rápidas e fáceis. Nesse ponto, a medicina poderá nos trazer vários insights úteis. O caminho fácil poderá ser um analgésico. Mas a causa-raiz da dor poderá exigir soluções complexas e um processo bastante demorado. Por outro lado, há várias formas de medicina com diferentes modelos mentais, diferentes formas de diagnóstico e cura – algumas com soluções simples e mais rápidas. O AmanaInsights estará atuando nessas diferentes dimensões para ajudar nas necessidades mais urgentes dos participantes. Sempre de forma muito objetiva e verdadeira (inclusive mostrando em poucas linhas que a consulta não faz sentido e revela formas diferentes de acomodação e dependência).

  • 9. Quais serão as atividades do AmanaInsights?

  • 10. Qual é o papel do questionário que será preenchido por
    cada participante?

    O questionário abrangerá todos os temas que a Amana-Key julga relevantes na área de gestão, estratégia e liderança. O objetivo é detectar as áreas em que as pessoas precisam de mais ajuda na transição dos insights para a prática efetiva e para o processo de autodesenvolvimento como líderes. Com base no que for detectado pela análise das respostas do questionário, criaremos materiais que tornam o processo de coaching coletivo mais sob medida para as necessidades de cada um. O questionário também ajudará na detecção de pontos cegos, ou seja, na descoberta de pontos de desenvolvimento que a pessoa tem, mas não está consciente disso. As respostas de outros participantes poderão mostrar esses pontos que não são percebidos nem pelo próprio participante. O AmanaInsights deverá ajudar muito nessa combinação ótima entre ajuda mais pessoal e a ajuda em pontos a desenvolver que vêm da empatia com colegas de sua própria e outras organizações. Durante o ano o participante irá gerar muitos outros insumos para que o AmanaInsights possa se ajustar e assegurar um processo de ajuda cada vez mais sob medida. Nesse sentido, o questionário inicial é só o começo de uma intensa interação entre os participantes e a Amana-Key.

  • 11. Além do questionário, o que faz com que o AmanaInsights
    seja cada vez mais sob medida?

    Além do questionário, a cúpula das organizações poderá solicitar à Amana-Key atenção a tópicos específicos que são mais críticos para a organização no momento. Isso também pode direcionar o processo. Por outro lado, a própria Amana-Key, que sempre busca se antecipar ao futuro (princípio de “estar sempre meio passo a frente”), fará com que o AmanaInsights esteja atendendo necessidades que ainda vão surgir. Dessa forma será possível oferecer ajuda em áreas que ainda não estarão no consciente dos participantes mas que, uma vez trazidas à tona, os façam desejar com intensidade o que o AmanaInsights estiver preparado para oferecer.

  • 12. O questionário será a única pesquisa a guiar as atividades
    do AmanaInsights?

    Não. A partir do momento em que o AmanaInsights começar a funcionar, novos insumos e análises serão adicionados pela própria interatividade do programa. Softwares de inteligência artificial poderão também enriquecer o processamento da interação coach-coachee e o agregado das interações (com todos os coachees).

  • 13. O participante e/ou sua organização terão acesso ao
    “perfil” revelado pelas respostas ao questionário?

    Manter cópia das próprias respostas será suficiente para o participante. O questionário não foi desenhado para descobrir facetas do perfil do respondente, mas para descobrir áreas que o AmanaInsights deverá focar mais intensamente. Por isso, não há necessidade de feedback para a própria pessoa.

  • 14. A área de RH pode ter acesso aos resultados da pesquisa
    com o questionário?

    a. Se forem poucos os inscritos, não. O questionário é respondido com sigilo garantido.
    Se forem poucos, a tabulação agregada sem identificação não será suficiente
    para assegurar sigilo.

     

    b. Se forem muitos (algumas dezenas/centenas) a Amana-Key poderá compartilhar
    a tabulação agregada geral (o que garante o sigilo). Assim, a empresa poderá
    também contribuir para o atendimento das necessidades do conjunto dos líderes que estiverem no AmanaInsights.

     

    c. Além disso, o agregado total (de todos os participantes do AmanaInsights) das respostas ao questionário será compartilhado no final de cada ano num artigo que trabalhará as necessidades percebidas e o jeito de atendê-las (um artigo de caráter mais acadêmico).

  • 15. Quais os canais de comunicação entre o participante
    e o AmanaInsights?

    Serão os mais variados possíveis. Todos os canais existentes (de baixa a alta tecnologia) tenderão a ser usados, até por iniciativa e criatividade dos próprios coachees. E na medida em que novas tecnologias surgirem, procuraremos abrir esses canais com grande velocidade.

  • 16. Todos os eventos terão a participação presencial do Oscar?

    Sim, todos os encontros ao vivo e os via internet (webinars) terão a participação
    de Oscar Motomura.

  • 17. É possível ter amostra do que vai acontecer nos eventos
    e também quanto aos materiais que serão enviados?

    O melhor referencial para essa amostra é a dinâmica que as pessoas viram durante o APG, o ACS e os workshops que a Amana-Key conduz. Por outro lado, os materiais serão criados “sob medida” em função das questões trazidas pelos participantes. Qualquer “amostra” imaginada agora tenderá a ser limitada e artificial.
    Por outro lado, os próprios materiais vão evoluir muito em função de novos conhecimentos, novas tecnologias e a própria experiência desenvolvida pelo AmanaInsights e seus integrantes.

  • 18. Um executivo que nunca fez programas da Amana-Key pode
    ser incluído no AmanaInsights?

    Sim. Mas tem que assumir o compromisso de fazer pelo menos o APG Compacto ainda em 2017 (entre agosto – ou antes – e dezembro 2017). Recomendação: quanto antes, melhor. Fazer o APG é pré-requisito importante para que a pessoa aproveite – ao máximo – tudo que o AmanaInsights vai oferecer.

  • 19. Se o executivo participante do AmanaInsights não puder participar dos eventos ao vivo programados para o ano, poderá mandar alguém ao seu lugar?

    Não. O membership é pessoal e intrasferível. Mesmo porque os eventos estão ligados a tudo que está ocorrendo no AmanaInsights. Participações pontuais não farão sentido para os eventuais substitutos e nem as vivências presenciais poderão ser passadas para os “titulares” com a qualidade e impacto requeridos.

  • 20. O que acontece com a afiliação de um executivo que depois
    de alguns meses deixa a organização que o inscreveu?

    O membership acompanha o executivo até o final da anuidade. A empresa anterior pode doar o que restar da anuidade já paga ou até descontar ao acertar as contas na saída. É algo caso a caso. Na renovação da anuidade o executivo deverá contar com o sponsorship da nova empresa à qual ele se integre. O importante é que, pela perspectiva da Amana-Key, os benefícios do AmanaInsights sejam mantidos sempre tendo por foco o “apegeano”/participante da iniciativa/programa. Os benefícios se potencializarão com o passar dos anos. Continuidade será essencial na medida em que tudo está em mudança e evolução, em ritmos cada vez mais rápidos.

  • 21. O “apegeano” estava em uma grande organização quando
    fez o APG, o ACS ou os workshops da Amana-Key. Hoje, já fora da empresa, atua profissionalmente como consultor, como coach.
    Ele pode se inscrever no AmanaInsights?

    Sim. A pessoa continuará a evoluir e estará conseguindo muitos subsídios/ conteúdos/insights de valor para a sua nova carreira e profissão. E estará ganhando muita vivência inédita ao interagir com os participantes do AmanaInsights. Não só durante os eventos ao vivo do programa, como também por meio dos conteúdos que serão criados pela Amana-Key em resposta às pesquisas frequentes que ela estará fazendo junto a todos os participantes (de diferentes empresas) do AmanaInsights.

  • 22. Uma empresa inscreve centenas de “apegeanos” no AmanaInsights. A Amana-Key pode fazer eventos e/ou webinars especiais/exclusivos para viabilidade de um coaching coletivo
    “sob medida” para o momento em que a empresa está vivendo?

     

    Sim. Dependendo do número de executivos inscritos e da natureza/duração do evento, poderá ou não envolver custos adicionais para a empresa. Mas, sem dúvida, poderá ser algo relevante para a estratégia de desenvolvimento dos líderes e para a “sintonia cultural” essencial para a implantação das estratégias de negócio da organização e construção de um futuro muito diferente.

  • 23. O AmanaInsights prevê interação entre os executivos
    da mesma empresa que estão inscritos no programa?

    Com certeza. Dependendo do número de executivos inscritos, o AmanaInsights poderá prover materiais / “ferramentas” / vídeos sob medida para esses encontros internos / exclusivos. O fundamental para isso é que haja alguém na própria empresa coordenando / facilitando o AmanaInsights para o grupo de “apegeanos” inscritos. Poderá ser alguém de RH, da universidade corporativa e até um dos diretores da empresa. Em casos especiais, o próprio CEO poderá estar à frente desse processo.

  • 24. Qual é a diretriz para participar após o término
    do período de inscrição?

    Haverá pouquíssimas exceções (por exemplo, uma empresa grande que levou mais tempo para aprovar número amplo de inscritos etc.). Mas 30 dias será o máximo de tolerância – mesmo para esses casos de grande volume. Se a organização perder o prazo, como regra geral, só poderá participar no ano seguinte.

  • 25. Quantas serão as vagas de inscritos no primeiro ano?

    A única informação que podemos compartilhar hoje é que as inscrições poderão ser encerradas antes do prazo se o número limite for atingido antecipadamente.

  • 26. Vocês podem informar quantas pessoas já estão
    inscritas no AmanaInsights?

    Não estamos e nem queremos contar o número de inscritos a cada dia. Estamos trabalhando para ter o máximo de inscrições o quanto antes e fechar a turma antes do prazo. Na forma em que a Amana-Key atua, o número de inscritos será sempre uma informação estratégica e, portanto, sigilosa.

  • 27. Se a empresa/organização que o executivo faz parte

    não puder efetuar a inscrição até dia 31 de julho,

    mas o executivo tem grande interesse em participar,
    ele pode efetuar a inscrição como pessoa física?
    Se sim, quais são as facilidades para pessoa física?

    Sim, o executivo pode efetuar a inscrição como pessoa física e pode parcelar o pagamento da inscrição. Para saber mais detalhes sobre condições de pagamento, por favor, entre em contato com a equipe de relacionamento com cliente da Amana-key pelo telefone (11) 4613-2323 ou pelo e-mail atendimento@amana-key.com.br
    ou pelo WhatsApp (11) 9 4249-8881.

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Somos uma empresa especializada em inovações de ponta nas áreas de gestão, estratégia e liderança de organizações públicas e privadas. Nossa razão de ser é contribuir para o bem comum, colocando nosso know-how a serviço de organizações que buscam assegurar excelência e elevado nível de consciência em tudo que fazem.

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